Pular para o conteúdo

Dia dos Professores

  • por

“Ao desembarcar, viu Jesus grande multidão e compadeceu-se deles,… E passou a ensinar-lhes muitas coisas”. Marcos 6.34

Em várias passagens dos Evangelhos percebemos que Jesus, ao encontrar-se com a multidão, olhava para ela com amor e passava a ensinar-lhes. O olhar de Jesus enxergava além da realidade, ele via o potencial de cada vida e a possibilidade transformadora.

O ensino esteve presente durante todo o seu ministério. O mestre era hábil no ensinar e fazia de cada situação cotidiana uma oportunidade para a aprendizagem.

Hoje, ao comemorarmos o dia do professor e da professora, surge em nossos corações um sentimento de gratidão à Deus pela vida de homens e mulheres que se deixaram tocar pelo exemplo de Jesus e pelo ensino em seu ministério.

Pessoas essas, que aprenderam com o Mestre a ter um olhar diferenciado da realidade e desejo e coragem para transformá-la.

Ao olhar os discípulos/as Jesus os ensinou a ser pescadores/as de pessoas.

Ao olhar para pessoas necessitadas, Jesus realizou milagres e ensinou-as a ter fé.

Ao olhar para as multidões, Jesus subiu ao monte e passou a ensiná-las.

Jesus utilizou de vários métodos como parábolas, narrações, andar junto, abraços e afeto, e recursos como o barco, a rede, as sementes, pães e peixes, bacia com água e toalha, enfim, aquilo que estava à sua mão se transformava em instrumento de ensino.

Neste dia do professor e da professora, quero expressar à Deus meu louvor por sua vida que aprendeu com Jesus e no seu testemunho de vida a fazer toda diferença para pessoas de todas as idades em nossas comunidades:

Assim como Jesus, seu olhar, professor e professora, é especial, pois percebe possibilidades em cada aluno e aluna.

Seu olhar, professor e professora, é especial, pois nota quando o aluno e aluna enfrenta dificuldades e necessita de um abraço, uma oração ou simplesmente de um afago.

Seu olhar, professor e professora, é especial, pois brilha junto com seus alunos e alunas quando estão felizes.

Seu olhar professor/a é especial, pois chora junto com eles e elas e os incentiva a prosseguir confiando no Mestre dos mestres.

Seu olhar, professor e professora, é especial, pois vislumbra o belo caminho que eles e elas têm pela frente, ao aprender a Palavra de Deus.

Seu olhar, professor e professora, é especial, pois tem a capacidade de emocionar-se a cada nova descoberta de seu aluno e aluna.

Seu olhar, professor e professora, é especial, pois ele ensina a amar, a respeitar e prosseguir nos caminhos de Jesus!

E o que torna seu olhar especial é o toque de amor e compaixão, aprendidos com o mestre Jesus.

Recebam nosso carinho, nossa gratidão e oração, nesta data especial, por todos os dias de sua vida dedicados ao ensino da Palavra de Deus.

Carinhosamente,

Revda. Rute Bertoldo Vieira Moraes

Coordenadora do Departamento Nacional de Escola Dominical.

0 0 votos
Classifique o artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários