Pular para o conteúdo

História Metodismo em Teresópolis

Celebrando 120 anos de Metodismo em Teresópolis 1897-2017

Família Dumard e Família Féo

Mateus 28.18-20
Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.
Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações: Brasil, Teresópolis,… batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias: 1897-11/dezembro/2016 – 19 anos, 2017 – 120 anos, … até à consumação do século.

Instalação do Protestantismo no País

A partir de 1810 o Imperador D. João VI permitiu a vinda e instalação do protestantismo no país, a partir do Tratado de Livre Comércio com a Inglaterra , tendo como uma das condições a presença do Protestantismo no Brasil. Por volta de 1819, segundo ODILON, 1989 – “Um século e meio sob o Dedo de Deus”, alguns suíços ganharam terras do Imperador e vieram povoar a região que hoje é Teresópolis.
Em 1828, o pastor Robert Walsh veio a Teresópolis dar assistência aos Protestantes Ingleses. O pastor Metodista Daniel P Kidder veio em Teresópolis no período de 1837-1840.

Metodismo chega em Teresópolis

O pastor José de Mello chegou e recebeu os primeiros membros metodistas em Teresópolis, em julho de 1897: Henrique Pfister, Luiza Pfister, Luiza Pfister (filha), Elisa Dumard, Carlos Dumard e André Gueldi (ODILON, 1989 p. 13).
O pastor Metodista Herman Gartner, recebe no dia 12 de junho de 1899: Francisco Antônio Féo, Maria Madalena Féo, Maria dos Anjos Teixeira e Tereza Maria Freitas.

Duas das Famílias Fundadoras do Movimento Metodismo que permanecem nesses 120 anos

Batismo das Crianças em 1899

  1. Nestor Féo, 2. Francisco Féo, 3. Olímpia da Silva, e, 4. Alphoso da Silva. Há outras famílias que são recebidas como membros da Igreja. Em 5 de julho de 1900, diversas crianças são batizadas, dentre elas Helena Dumard.
    Em 11 de março de 1900 – “O trabalho em Teresópolis, na Colônia Alpina,… É ESPERANÇOSO”.

As famílias fundadoras continuam evangelizando os de casa

O pastor J.E.Tavares em 28 de setembro de 1903 diz em seu Relatório: “Batizei Alexandre, filho de Luís e Elisa Dumard – Colônia Alpina; Eunice de Francisco e Ma. Madalena Féo – Teresópolis”.
Na Família Dumard são batizadas: Emília – 1905, Louis – 1909, e, Henri – 1909.
Em 1931, Henrique – 1937, se casa com Argentina Dumard – 1935, e nestes anos respectivamente se tornam membros, e em sobradinho é organizado um Ponto Missionário.

Teresópolis era de difícil acesso

• Era preciso pegar a barca a vapor no porto do Rio de Janeiro e navegar umas três horas até o porto de Piedade, na baixada. Depois era necessário caminhar mais umas três horas de mulas até a Raiz da Serra – Guapimirim, e depois mais três horas para subir a serra de mulas.
• Avisado por carta ou por telegrama a Francisco Féo, que ia até Itaipava buscar o Pastor, e no retorno levavam até Pedro do Rio que voltava de trem.

Missionários pregando o Evangelho

• O missionário Messias Cesário dos Santos montava num burro emprestado por Francisco Féo, e viajava 24 km para ir a Colônia Alpina. Ali pregava a Palavra de Deus na Casa de Luis e Elisa Dumard, e depois na Casa dos Féo, onde hoje é o Loteamento Féo. Neste lugar também foi mantido um Ponto Missionário de Pregação do Evangelho.
• Em 1925 dentre os membros estavam: Elisa Dumard, Francisco Antônio Féo, Eunice Maria Féo, Francisco Teodoro Féo, Nestor Féo, Atalina Rosa Féo, Alfeu Féo, Luis Antônio Dumard, Emílio Antônio Féo, Silvia Andriolo Féo. Em 1928 acrescentou-se: Ester Féo, Célia Féo, Ranulfo Féo, Alaíde Féo e Dalila Féo.

Igreja recebe NOVO IMPULSO

Francisco Féo escreve à liderança da Igreja Metodista solicitando a presença de um Pastor.
Em 1930 chega o Pastor Osório do Couto Caire, que vem para residir em Teresópolis, no local onde hoje é o Hospital das Clínicas.
A Escola Dominical é organizada em 9 de fevereiro de 1930: além de outras pessoas estavam o pastor, Emílio Féo, Alayde Féo, Dalila Féo, Célia Féo, Mirella Féo, Delbe Féo, Nahor Féo, Eunice Féo.

Um dos 1ºs Pontos Missionários nos 120 anos de Metodismo na Cidade de Teresópolis

A Igreja sempre em CONSTRUÇÃO

Francisco Féo deu a idéia de construir um templo.
Fala com o pastor e reúne os 14 filhos, e combina uma forma de participação de cada um na compra de materiais de construção.
No dia 5 de outubro de 1930, compram o terreno e no mesmo ano lançam a Pedra Fundamental.
Em 1931 dentre outras pessoas são recebidas: Delbe Féo, Nahor Féo, Maria Mirela Féo.

A Igreja se organiza em 4 de Agosto de 1933

Sob a liderança do Pastor Messias Cesário dos Santos, celebram a formalização da Igreja:
Madalena Féo, Santiago Delgado, Francisco Féo Jr., João C Leal, Luiza Claussen Soares, Delbe Soares Féo, Presciliana Soares, João Barreiros Amorim, Gracinda de Amorim, Eunice Féo, Ester Féo, Célia Féo, Mirella Féo, Maria Pinheiro Caire, Eunice Caire, Mirza Borges Pinheiro, Samuel Caire, Olda Vidal.

O amor fraterno e o interesse pela OBRA DO SENHOR JESUS CRISTO aumentaram, mas é preciso mais

Em 1936 é criado o Círculo de Oração para fortalecer a Espiritualidade da Igreja. Neste ano é feito o acabamento interno da Igreja.
A Igreja organizou um trabalho missionário em Sobradinho e em 1937, o pastor batiza a criança Denair Dumard, filha de Henrique e Argentina Dumard, e é organizada a Escola Dominical.
Em 1938, o Guia Leigo Emílio Féo leva o pastor James Terrell a prega o Evangelho em Canoas, entusiasmado com a Evangelização.

Waltemar Gomes, um dos Guias Leigos, e Evangelista da Igreja nas décadas 60 – 70.
Frente da Igreja Antiga

Lideranças de Mulheres expressivas no Metodismo de Teresópolis: sentadas – Ester Féo, Maria Corina Turl, Argentina Dumard e outras.


Eunice Lima Neto, Diretora da Escola Paroquial Susana Wesley, Roberto Gonçalves e Célio Gomes

Igreja Metodista no Paraíso,
LUGAR, de ENVIO Missionário, e de Suporte Missionário


Nestes 12 anos hoje, desejamos continuar sendo UMA CASA ACOLHEDORA buscando fazer a Vontade do Pai, Deus da Aliança.

Uma Comunidade Viva em Cristo Jesus